POR QUE, AO TAPAR O NARIZ, NÃO SENTIMOS GOSTO DA COMIDA?

É isso, parece incrível, mas nosso paladar é limitado a apenas 5 ou 6 gostos diferentes (doce, salgado, ácido, amargo, etc...) o resto é tudo cheiro!!!! Sim... Chocolate, pêra, maçã, batata frita e tantos outros sabores são construídos pelo cérebro a partir dos cheiros que os alimentos exalam, ou seja, moléculas dos alimentos sobem ao nariz enquanto a comida está na boca sendo mastigada.

Bom, tudo é culpa do de uma parte do córtex cerebral. Os neurônios dessa região combinam sinais de olfato, do paladar e ainda do tato (é preciso conhecer a textura do alimento, se está quente ou frio etc..). Das milhares de combinações possíveis, nascem o que chamamos de sabores! É por isso que quando estamos gripados, com nariz entupido, não sentimos o sabor da comida, pois só nos restam o tato (quente, frio, cru, ralado, etc) e o gosto (amargo, doce, azedo, etc).

Mas então para que serve o paladar, se ele não é tão importante para formar o sabor? A função do paladar é detectar sais, açúcares, íons de hidrogênio, aminoácidos, etc... e enviar essa informação para o hipotálamo (estrutura que regula o funcionamento do corpo), partindo da informação recebida, o hipotálamo se encarrega de ir preparando a digestão com antecedência. E isso funciona tão bem, que até hoje você não tinha notado a verdadeira função do paladar e muito menos a importância do olfato.

Quando você sente vontade de comer algo doce, ou salgado, significa que o hipotálamo detectou a deficiência de determinados ácidos, aminoácidos ou sais presentes nesses alimentos!

Texto retirado de: http://karlla.patricia.zip.net/

3 comentários:

  1. É verdade mesmo, sempre que tenho que tomar chá (que não gosto) fecho o nariz pra não sentir o gosto,mas não adianta muito pq assim que solto o nariz o gosto ruim vem :(

    ResponderExcluir
  2. Muito legal lembrar desses conceitos, realmente eu adoro fisiologia humana. Nas explicações do seu texto nós podemos ver que as mais variadas funções do organismo podem estar (ou estão) entrelaçadas, sendo, por vezes, interdependentes.
    Abraço.

    ResponderExcluir