Midias nas aulas de biologia

Postado por: Valéria Cardoso Fermino


Há alguns anos passou a ser produzido vários filmes de desenhos animados que agradam não só ao público infantil, mas aos adultos também. Como filmes “A Era do Gelo”, “Bob Esponja” ou “Procurando Nemo”.
Estes desenhos apresentam diversos aspectos de forma clara e contextualizada, que podem ser usados a favor do professor e em benefício aos alunos, a fim de trabalhar uma gama de conteúdos. No caso da Biologia não seria diferente: comportamento animal, anatomia, evolução, extinção, glaciação, genética, dentre outros, são assuntos que podem ser trabalhados com este tipo de material.
Como algumas vezes estes filmes não são percebidos à primeira vista, seguem determinadas sugestões que poderão facilitar o trabalho do professor:

Filme: A Era do Gelo I
- Um dos tigres diz que mamutes nunca viajam sós, o que é errado;
- O bebê, durante todo o filme, em meio àquela considerável quantidade de neve, está pouco vestido – e continua vivo.

Filme: A Era do gelo II
- No momento em que as preguiças estão imitando Sid, uma preguiça aparece com quatro braços;
- Os animais caminham de forma incompatível com a realidade: deslocam as duas patas esquerdas para, depois, deslocarem as duas direitas.

Bob Esponja – O Filme
- Estrela-do-mar é um predador da esponja-do-mar. Logo, Bob Esponja e Patrick Estrela não poderiam conviver de forma harmônica;
- Sandy Bochecha, a esquilo fêmea, é também habitante do fundo do mar – esta espécie vive em árvores e não tem muita simpatia pela água;
- O Sr Siriguejo é, na verdade, um caranguejo, e não um siri (ele não possui o último par de patas adaptado para natação);
- Pérola é filha do Sr. Siriguejo, apesar de ser uma baleia;
- Dentro da Fenda do Bikini (mar) há uma lagoa, Lagoa Goo;
- O Lula Molusco possui seis braços, ao invés de oito e é um polvo, não uma lula (corpo arredondado, sem as nadadeiras típicas destes animais).

Valéria Cardoso Fermino

Porque devemos comer menos carne?



Um pequeno passo para humanidade, mas um grande passo pra vc

Alguns motivos para deixar de comer carne ou pelo menos diminuir:

1 - Ajudar a acabar com a fome e o desemprego no mundo
2 - Parar de enriquecer a industria da morte e do sofrimento dos animais
3 - Acabar com principal motivo da devastação das florestas no mundo "a pecuaria"
4 - Ajudar a despoluir e economizar agua no planeta
5 - Diminuir aquecimento global
6 - Obter mais saude
7 - Diminuir a crueldade, violencia e sofrimento dos animais no mundo
etc ...

veja a fonte desta postagem

http://veganaporamoraosanimais.blog.terra.com.br/



OBJETIVO GERAL

Fim da exploração de animais para entretenimento dos humanos (circos com animais, touradas, zoológicos etc.);

Abolição da experimentação em animais (experimentação com fins comerciais e experimentação científica e médica”).

Abolição da exploração e abate de animais para consumo ou uso humano (recomendando o vegetarianismo / veganismo);


Postado 16/10/2009
Sergio Augusto da Silva
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1571075820604020036






Está na hora de agirmos de verdade








O foie gras é o fígado inchado de ganso, obtido através do método de alimentação forçada. Esta provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior que o normal. Dezesseis dias antes da matança e a partir daí diariamente, um funil de mais de 40 cm de comprimento é empurrado pelo pescoço abaixo dessas aves.
É então forçada pela garganta abaixo do animal à máquina ou à mão uma quantidade de cereais misturados com gordura que seria equivalente a um ser humano ingerir 12,6 Kg de massa. A partir do décimo segundo dia este processo é repetido de três em três horas, ou seja, oito vezes por dia. Por esta altura o corpo do animal já está completamente deformado, não se consegue mexer e respira com dificuldade.
Os ratos aproveitam-se do facto dos animais não se mexerem para se alimentarem deles.
O sofrimento infligido aos gansos para obtenção do foie gras (que é um mero, embora muito caro, aperitivo) é altamente condenável.
Só nos resta passar a palavra para ver se acabam de vez no mundo estas barbaridades perpretadas por seres ditos "humanos"!












O mundo precisa desta gentileza :)

"Biojogos"- por Rejane Goulart Vieira

Olá pessoal! Deixo aqui uma sugestão bem interessante para ser utilizada como recurso nas aulas de ciências ou biologia.

Jogos bastante divertidos e interessantes tem sido utilizados para ensino como maneira de introduzir conceitos de determinadas disciplinas e motivar o o ensino.

Aqui estão listados alguns jogos educacionais. Espero que divirtam-se!!!

Transfusão sanguínea

Neste jogo você fará a transfusão sanguínea em pacientes com risco de morte mas para isso terá que fazer a tipagem sanguínea. Você consegue fazer isso? Se não, terá que ler a introdução de tipagem sangüínea antes de começar, senão você vai colocar a vida dos pacientes em perigo!



Building Bodies

Seja um paleoantropólogo, aprenda a montar o esqueleto humano e de um chimpazé e conheça de quebra as principais diferenças anatômicas entre estas duas espécies.


Make a Karyotype

O cariótipo é um conjunto de cromossomos de uma espécie. Em um cariótipo, cromossomos estão dispostos e numerados por tamanho, do maior para o menor. Este acordo permite cientistas identificarem rapidamente alterações cromossômicas que podem resultar em uma doença genética (síndromes genéticas, por exemplo).
Neste jogo você aprenderá a montar um cariótipo humano, para isto será necessário igualar-los usando o tamanho, padrão de bandeamento e posição do centrômero.


DNA: A dupla hélice

Em 1953 a estrutura de dupla hélice do DNA havia sido desvendada por Watson e Crick. Neste jogo bem divertido você poderá sintetizar a fita complementar de DNA, fazendo cópias da molécula, mas cuidado para não parear as bases erradas e gerar mutações.



Malária

A malária é uma das doenças mais comuns do mundo, causada por um parasita que é transmitida ao homem pela picada de um mosquito fêmea Anopheles sp. . Veja neste jogo como é dificil ser um mosquito da malária, sugue o sangue das suas vítimas, deposites seus ovos em água parada, mas não deixe ser comido por pássaros e morcegos ou ser pego pelos inseticidas.


Pessoal, esses e outros jogos podem ser acessados clicando diretamente nas imagens de cada um deles.
Tenho certeza que os alunos vão gostar bastante e temos aí uma excelente ferramenta para fazer com que eles consigam interagir com os conteúdos vistos em sala de aula.

Para acessar o site e ver mais jogos e outros bons recursos é só clicar em:

http://biologiainterativa.wordpress.com/biojogos/

É isso... abraço!!!

So Biologia - postado por Jimena Pereira Rodrigues Kirchner


O site http://www.sobiologia.com.b é interessantíssimo para auxiliar o professor em suas aulas de ciências e biologia. No site podemos encontrar jogos educacionais, com por exemplo nomear as partes da planta, resumo e ilustrações a respeito de disciplinas de ciências no ensino fundamental e biologia para o ensino médio. Ademais atualizações a respeito dos avanços tecnológicos e biológicos, além de glossários, provas de vestibular, simulados e cds referente à disciplina.


Dentro di site existe um cadastramento para professore e um programa denominado PRAL - portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos estudantes e professores, que podem interagir por meio das ferramentas oferecdas, como comunicar-se com seus alunos

divulgar materiais, notas, datas...
conhecer professores e alunos de todo país
criar páginas para suas turmas
gerenciar e compartilhar seus compromissos
criar provas e jogos online
gerar um banco de questões
usar um editor colaborativo

Vale apena conferir o site e enriquece cada vez mais a docencia em classe.


Por Um Mundo Melhor - Raquel Landuchi Januário

Esta é a hora de despertar a sensibilidade.
De fazer as pazes, procurar um velho amigo,confiar,escrever uma carta de amor, dizer uma palavra meiga,incentivar um jovem,dar carinho a um idoso,cumprir uma promessa, perdoar um inimigo.
Estenda a mão, agradeça, seja amável,seja doce,sorria um pouco, sorria um pouco mais!
Conteste o mal, apoie uma causa justa, reze por alguém,creia!
Alegre o coração de uma criança, aprecie a beleza do mundo, viva!
Revele o seu amor,revele o seu amor ainda mais!
Só assim faremos um mundo melhor...

http://www.youtube.com/watch?v=lSja5H0IWYY
Este é um vídeo que traz uma mensagem muito linda que nos proporciona momentos de reflexão sobre a forma em que estamos "levando a vida".
Como se trata de um comercial, sabemos que há segundas intenções por tras das lindas palavras e imagens mostradas, mas vale a pena ver.

Tecnologias trazem o mundo para a escola

Galera,

essa é uma entrevista com a professora Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, da PUC São Paulo, sobre o uso de novas tecnologias na educação. Para ela o futuro das escolas será pautado por uma palavra: conectividade.
"Há uma certa polêmica em torno do uso das tecnologias em sala de aula. Afinal, os efeitos são positivos ou negativos para o desempenho dos alunos?"

Vale a pena ler a entrevista!
Abraços!
CILEIDE BRASIL

Fonte: www.scribd.com/doc/13220562/Tecnologias-Trazem-o-Mundo-Para-a-Escola

Aprendendo biologia com a linguagem cinematográfica (Por Bruna Vicente Leandro)

Oito filmes para refletir sobre biologia e ciências

Alice Dantas Brites*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Nas montanhas dos gorilas retrata a luta de Dian Fossey pela preservação de espécie ameaçada

Além de momentos de diversão ou lazer, assistir a um filme também pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado. Existem muitos filmes que trazem informações, ajudam a refletir ou complementam assuntos tratados em sala de aula. Porém, é sempre necessário ter uma visão crítica desses filmes.

Em especial, quando o assunto é ciência, é preciso estar atento a possíveis inconsistências entre a verdade científica e aquilo que é apresentado na história.

Segue uma pequena lista de filmes que podem ser interessantes para aprender ou refletir sobre alguns temas tratados nas aulas de ciências ou biologia.


Uma verdade inconveniente (Dir. Davis Guggenhein, EUA, 2006):
Documentário no qual o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, apresenta uma série de fatos e dados sobre as condições climáticas e sobre o aquecimento global. Gore transmite a mensagem de que é preciso agir com urgência para proteger a Terra e impedir os efeitos das mudanças climáticas.

Ótimo filme para aprender as causas e conseqüências do aquecimento global. Excelente para refletir sobre que medidas mundiais podem ser tomadas para contornar essa situação, bem como de que forma cada um de nós pode contribuir para a causa.


Osmose Jones (Dir. Bobby e Peter Farreley, EUA, 2001):
O filme é uma interessante viagem pelo sistema imunológico humano. Tudo começa quando Frank contrai o que a princípio parece ser um simples resfriado. A partir daí, conhecemos o interior de seu organismo que é chamado de "a cidade de Frank". Os glóbulos brancos são representados por policiais responsáveis pela segurança da cidade. Têm como líder um linfócito chamado Osmose Jones.

Jones comanda a luta contra o vírus. que entrou no corpo de Frank disfarçado de resfriado para despistar o sistema imunológico. Na verdade trata-se de um novo tipo de vírus, chamado Thrax. O plano de Thrax é se multiplicar rapidamente e matar Frank em 48 horas para, desta forma, ficar conhecido pela medicina como uma nova e terrível doença.


Homo sapiens 1900 (Dir. Peter Cohen, Suécia, 1998)
Documentário que mostra a pesquisa sobre a eugenia, ou seja, sobre a seleção e a purificação da raça humana, no início do século 20. O filme narra, principalmente, a busca de um embasamento científico e a utilização de ética.

Apesar de abordar as leis de hereditariedade, o filme faz refletir principalmente sobre as questões éticas acerca da eugenia. A purificação racial é algo eticamente aceitável? Além da questão moral, quais seriam os riscos de diminuir a variabilidade genética de uma espécie? Outro ponto importante: como as teorias científicas, tidas como verdadeiras num certo período, podem ser utilizadas para embasar políticas públicas e influenciar o comportamento de uma sociedade.


O curandeiro da selva (Dir. John McTierman, EUA, 1992):
O filme conta a história de um cientista chamado Robert Campbell que trabalha para uma grande indústria farmacêutica. Ele é enviado para a floresta amazônica em busca de plantas que forneçam princípios ativos para medicamentos. Lá ele passa a habitar uma aldeia indígena localizada na região onde realiza a busca. Campbell descobre uma substância, extraída de uma rara bromélia, que teria ação no combate ao câncer. Porém ele enfrenta problemas para sintetizar a substância e extrair seu princípio ativo. Ao mesmo tempo, os arredores da aldeia começam a ser devastados pela derrubada de madeira e a construção de uma estrada.

O filme ilustra o potencial da biodiversidade das florestas tropicais em relação à pesquisa de princípios ativos para a fabricação de medicamentos. No filme também é possível aprender algo sobre o processo de extração de princípios ativos e a síntese de substâncias em laboratório. Outro ponto importante é o impacto da extração madeireira sobre a biodiversidade e sobre as comunidades florestais na Amazônia.


A ilha (Dir. Michael Bay, EUA, 2005):
O filme se passa num futuro próximo no qual a clonagem humana é possível e permitida. Assim, as pessoas podem encomendar clones de si mesmas para o caso de um dia precisarem de um transplante. Os clones vivem em local isolado e numa sociedade altamente vigiada. Não sabem qual é a sua verdadeira finalidade. Conta-se para eles que a Terra está contaminada e, por isso, é necessário viver neste local isolado.

De vez em quando um deles é sorteado para, supostamente, ir morar em uma ilha que não foi contaminada. Na verdade, estes são os clones cujos donos estão precisando de algum transplante. O filme lembra o que é um clone e como é realizado o processo de clonagem. Também é uma oportunidade para se discutir se a clonagem de humanos é possível, se essa seria uma prática moralmente aceitável e quais as questões éticas que entrariam em jogo nesse caso.


E a banda continua a tocar (Dir. Roger Spottiswoode, EUA, 1993)
O filme conta a história da descoberta da AIDS a partir da morte de diversos homossexuais no final da década de 70. Mostra como, a princípio, a doença era vista como exclusiva das comunidades homossexuais e o preconceito existente contra os portadores. Retrata também a dificuldade dos cientistas em estudar a origem da doença e a relutância das instituições em financiar as pesquisas e em falar sobre o tema.

"E a banda continua a tocar" é baseado em fatos reais e, portanto, é uma boa maneira de aprender sobre a origem da AIDS, bem como para conhecer seus sintomas, formas de transmissão e prevenção. Também pode servir como ponto de partida para debates sobre o preconceito e o impacto deste nas políticas públicas direcionadas à doença.


Nas montanhas dos gorilas (Dir. Michael Apted, EUA, 1988)
Conta a história real de uma antropóloga americana, chamada Dian Fossey, que vai para a África estudar o comportamento dos gorilas. Lá ela acaba por descobrir que esses primatas estão seriamente ameaçados pela caça ilegal. Dian se torna uma das maiores defensoras dos gorilas e passa a dedicar sua vida a sua preservação.

O filme é uma boa oportunidade para conhecer um pouco da atividade dos pesquisadores de campo e os obstáculos que podem surgir no desenvolvimento de uma pesquisa. Também é excelente para refletir sobre as espécies ameaçadas de extinção e sua conservação. A partir dele, você pode discutir as medidas conservacionistas atualmente postas em prática em nosso país e daquelas que, em sua opinião, seriam necessárias para a conservação de uma espécie ameaçada de extinção.


A ilha das flores (Dir. Jorge Furtado, Brasil, 1989):
Este curta metragem narra o percurso de um tomate estragado desde o momento de sua compra em um supermercado até seu destino em um lixão. No lixão os restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos. Após a alimentação dos animais, o proprietário libera a entrada de habitantes da ilha, extremamente pobres, para que estes procurem por restos de comida.

O filme realiza uma crítica ao consumismo e a geração desigual de renda na sociedade contemporânea. Assistindo ao filme, além de refletir sobre questões como a pobreza e a desigualdade social, também travamos contato com questões socioambientais, como as diferenças entre o consumismo e o consumo responsável ou consciente.
*Alice Dantas Brites é professora de biologia.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/filmes-biologia-ciencias.jhtm

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Galera esse projeto é muito interessante vale a pena dar uma olhada...além disso é uma dica interessante para ser trabalhada em sala de aula, já que uma das bases desse projeto fica em Florianópolis,na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na Costa Leste da Ilha.
É só clicar no titulo que da acesso ao site...



PROJETO TAMAR

O nome TAMAR foi criado a partir da contração das palavras “tartaruga marinha”. A abreviação se mostrou necessária ainda no início dos anos 80, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas pelo Projeto para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros.

Desde então, o Projeto TAMAR passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, que é executado pelo ICMBio, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-ICMBio), órgão governamental; e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.

Essa união do governamental com o não-governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto TAMAR. O TAMAR conta ainda com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais

Vamos ajudar nossos aminais!! (Por: Sacha Kuerten Cechinel)

Defenda os animais domésticos dizendo NÃO ao projeto de lei!

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de violência contra qualquer animal. Porém, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.548/98) que visa acabar com essa proteção para os animais domésticos.

A intenção do Projeto de Lei é alterar o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, retirando a expressão “domésticos e domesticados” e, assim, descriminalizar atos de abuso e maus-tratos contra esses animais.

Essa alteração significaria um enorme retrocesso na história da proteção animal no Brasil, ao tornar ainda mais branda a legislação animal vigente, favorecendo a impunidade.

Os inúmeros casos de maus-tratos que se repetem diariamente no país deixariam de ser crime. O combate às condenáveis rinhas de cães e galos, por exemplo, seria dificultado ao extremo.

Você faria algo bem simples para ajudar os animais domésticos no Brasil?

O momento é delicado, sendo de fundamental importância que todos aqueles que se importam com os animais se manifestem. Lembre-se que a opinião popular é essencial para a aprovação ou rejeição de leis.

A WSPA Brasil elaborou uma carta online a ser enviada aos deputados federais, pedindo que NÃO APROVEM o Projeto de Lei 4.548/98, que modifica o art.32.

Para colaborarmos, bastar acessar o link abaixo, que é fonte desta informação. Preencha os dados solicidados no site e uma carta online será enviada aos deputados do Estado do solicitante.

http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=101&ea.campaign.id=4207

Eu já fiz minha parte, faça a sua!!
Os animais e o planeta agradecem!

Absurdo no Congresso Nacional! (Por: Sacha Kuerten Cechinel)


Sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Projeto de lei quer retirar proteção de animais

Com um clique você ajuda nossos bichosFoto: Divulgação, scx
Divulgação, scx

É hora de ajudarmos nossos animais domésticos!

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de violência contra qualquer animal. Porém, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.548/98) que visa acabar com essa proteção para os animais domésticos.

A intenção do PL é alterar o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, retirando a expressão “domésticos e domesticados”, e assim descriminalizar atos de abuso e maus-tratos contra esses animais.

A WSPA Brasil elaborou uma carta online a ser enviada aos deputados federais, pedindo que NÃO APROVEM o Projeto de Lei 4.548/98.

Repasse. O caso é sério! Não vamos deixar tanto trabalho e tanta luta acabarem assim. É absurdo!

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt§ion=Blogs&post=238013&blog=43&coldir=1&topo=3994.dwt

Reciclagem e Meio Ambiente por Bruna Freitas da Silva

Baseado em pesquisas do IBGE cada brasileiro gera cerca de 1,25 kg de lixo por dia e mais da metade deste lixo é enviado a lugares inadequados como os lixões.
Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo estar causando problemas. Mesmo quando o lixo é tratado adequadamente alguns problemas persistem, mas no Brasil 59% do lixo produzido são lançados a céu aberto (IBGE, 2000).
A reciclagem é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico.
A reciclagem traz os seguintes benefícios:

* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
* Melhora a produção de compostos orgânicos.
* Gera empregos para a população não qualificada.
* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

Ao invés de fórmulas complexas ou soluções mágicas ou ainda passar a responsabilidade para o governo, a solução para esta questão passa pelo cotidiano de cada um de nós.
Todos nós geramos lixo diretamente em nossas atividades diárias e indiretamente por conta de todas as nossas necessidades (alimentos, moradia, roupas, tratamento médico, lazer etc.), portanto somos todos responsáveis por este problemão.
A educação é a melhor e mais confiável saída para esta encrenca e, por incrível que pareça, há uma filosofia muito simples que é considerada a solução mais completa.

FONTES:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclar.html
http://www.tetrapak.com.br/tetravc/meio/escola/escola_info.asp?tipo=4
http://www.recicloteca.org.br

A música e o ensino da Biologia! (postado por Gabrielle Siqueira da Cunha)

Ensinar Biologia através da Música

Há uma constante interação entre a cultura e biologia, aquilo que é tido como biológico, isto é, todos os ramos da biologia, de uma forma se entrelaçam no que chamamos e vivemos como cultura.
A metodologia de ensino nas escolas inovou muito com o avanço da tecnologia, fez se necessário o uso de ferramentas mais versáteis e conteúdos mais flexíveis de acordo com a nova proposta pedagógica que se apresenta na sala de aula, o uso de artefatos culturais tornou-se cada vez mais indispensável no fenômeno “ensino-aprendizagem”. Estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional, afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e jovens.
A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente, é uma prática social, que constitui instância de socialização, sendo possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro e é uma das formas mais interessantes para ensinar assuntos maçantes e monótonos. O educador entra numa sala de aula e se depara com uma turma desanimada, ele fala alto, gesticula, se empenha, mas nada faz com que a classe acompanhe com gosto o seu raciocínio, pensando nisso um professor de biologia do Colégio e Curso Objetivo em São Paulo transformou músicas famosas em paródias com assuntos da biologia. Constantino Carnelos começou a criar as músicas para motivar os alunos, fazer com que eles gostassem e revisassem a matéria, e observou que depois de muito tempo sem ver um conteúdo, os alunos lembravam-se dele em poucos segundos. “As letras podem ficar na memória por anos, hoje, muitos dos meus médicos são ex-alunos. Alguns deles me recebem em seus consultórios cantando as “musiquinhas” que eu os ensinei em aula", conta o professor.
Sensibilizar as pessoas utilizando a música é uma ferramenta em potencial para ensinar ciência, como qualquer outra disciplina que utilize a linguagem verbal, ajudando na divulgação e compreensão da mesma, tornando-a ainda mais humana, considerando que “Aquilo que nos chama atenção, que nos revela coisas com as quais nos identificamos ou nos “rebelamos”; que nos desperta sensações ou mesmo emoções, parece ser o que constrói nossos conhecimentos mais significativos”.
Podemos identificar a música com uma atividade lúdica ou um artefato cultural facilitador da aprendizagem, no entanto pode ser considerada como um lugar onde circulam diversas significações.
As paródias proporcionam ao educando, momentos de descontração e memorização do conteúdo proposto, a paródia “Hormônios do Corinthians”, ao mesmo tempo em que tem como harmonia o Hino do Corinthians conhecido nacionalmente, entra com a melodia de assuntos da biologia, como a produção de insulina pelo organismo humano, na conhecida “ Sinos de Belém” a relação que o autor faz entre a cultura e a biologia, resgatando um tema que é o Natal, data comemorativa conhecida mundialmente e a transformou na paródia falando sobre o encéfalo e o cérebro.
Nos casos “Metamorfose da barata” paródia de “A barata diz que tem” e “Atirei o pau no átomo” paródia de “Atirei o pau no gato” são cantigas infantis ensinadas lá na fase primária e foram transformadas num tema estudado no ensino fundamental e médio. Xuxa, Cazuza, são artistas que entram no hall de músicas convertidas em paródias para ensinar a biologia.
A música real, isto é, aquela que alguém compõe e pode ser adaptada e interpretada por outros e tem uma única e exclusiva mudança: o ritmo, esta em toda sua amplitude propicia ao aluno momentos de reflexão. Cada uma com sua letra, embalo e som pode originar a mistura de diferentes sentimentos em cada pessoa, é um caminho direto para as mais profundas emoções. Um vídeo com a música “Absurdo” de Vanessa Da Mata, convida à refletir sobre o meio ambiente, a natureza em suas belas formas que está sendo destruída pela ambição humana, esta que cada vez mais preocupada com o materialismo, o consumismo, deixando de lado as “histórias”, os “sabores”, como podemos observar na estrofe “destruição é reflexo do humano,
se a ambição desumana o Ser”. A frase “sujamos os rios dependemos da água” assimila a água como elemento da vida, isto se sabe, mas a falta de conscientização faz com que a usamos de forma descontrolada e poluímos de forma hipócrita. “Falsos bens, progresso? com a mãe ingratidão, deram o galinheiro pra raposa vigiar”, a última estrofe da música, fixa a idéia de que, o país “corre risco” de degradação ambiental, com a falta de reconhecimento e conscientização do ser humana que nele habita e o administra.
Podemos concluir que a música está ligada ao ser humano desde muito cedo e que sem ela o mundo se tornaria vazio. Na sala de aula, auxilia de forma significativa na aprendizagem, claro que, é necessário que o professor seja mediador de cultura dentro do processo educativo e saiba a importância do aprendizado através da arte. Enfim, a música é um instrumento que facilita o fenômeno ensino-aprendizagem, todavia deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula.

Paródias!!!

Para a contração do mús-cu-lo
Acti-na-na
Miosi-na-na
Não encurtam-se
Só deslizam-se
Sempre com, sempre com
Grande gasto de ATP
Iááááá...”
(Paródia de “Atirei o pau no gato”)


CIRCULAÇÃO DA XUXA

Tá na hora, tá na hora
Desse sangue circular
Do ventrículo direito
Pra artéria pulmonar
Do pulmão vai prúma veia
Que também chama pulmonar
Átrio e ventrículo esquerdo
Que pra aorta vai bombear
Ilá – olá – ilariê, ar – ar – ar
É o sangue venoso
Na artéria pulmonar
Ilá – olá – ilariê, ar – ar – ar
É o sangue arterial
Indo pra veia pulmonar
Através da veia cava
Sangue pode retornar
Para o átrio direito
Pra tudo recomeçar
(paródia da música, Ilariê da Xuxa)

SINOS DE BELÉM
O encéfalo é formado
Lembre sempre bem
Pelo cérebro, cerebelo
E bulbo também
O encéfalo, junto com
Medula espinhal
Constituem o sistema nervoso central
O sistema autônomo
Tem duas divisões
Uma é o simpático
Que acelera os corações
O parassimpático
Pra contrabalançar
Faz o coração
Bater mais devagar


METAMORFOSE DA BARATA
A barata diz que tem
Metamorfose total
É mentira da barata
Ela tem é parcial
Há, há, há
Há, há, há
Ela tem é parcial


HORMÔNIOS DO CORINTHIANS (Hino)
Salve a insulina
Que o pâncreas fabrica aos montões
Se não fabrica
Diabete vem, complicações
E adrenalina
É feita na supra-renal
Tiroxina
Tireóide, bócio, iodo e sal


Letra da música: ABSURDO
(Vanessa Da Mata)

Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo

Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está

Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa idéia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz


Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem de infértil deserto
Nunca pensei que chegasse aqui


Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?

Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados

Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava

Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão

Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro

Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi

Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar

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