"Biojogos"- por Rejane Goulart Vieira

Olá pessoal! Deixo aqui uma sugestão bem interessante para ser utilizada como recurso nas aulas de ciências ou biologia.

Jogos bastante divertidos e interessantes tem sido utilizados para ensino como maneira de introduzir conceitos de determinadas disciplinas e motivar o o ensino.

Aqui estão listados alguns jogos educacionais. Espero que divirtam-se!!!

Transfusão sanguínea

Neste jogo você fará a transfusão sanguínea em pacientes com risco de morte mas para isso terá que fazer a tipagem sanguínea. Você consegue fazer isso? Se não, terá que ler a introdução de tipagem sangüínea antes de começar, senão você vai colocar a vida dos pacientes em perigo!



Building Bodies

Seja um paleoantropólogo, aprenda a montar o esqueleto humano e de um chimpazé e conheça de quebra as principais diferenças anatômicas entre estas duas espécies.


Make a Karyotype

O cariótipo é um conjunto de cromossomos de uma espécie. Em um cariótipo, cromossomos estão dispostos e numerados por tamanho, do maior para o menor. Este acordo permite cientistas identificarem rapidamente alterações cromossômicas que podem resultar em uma doença genética (síndromes genéticas, por exemplo).
Neste jogo você aprenderá a montar um cariótipo humano, para isto será necessário igualar-los usando o tamanho, padrão de bandeamento e posição do centrômero.


DNA: A dupla hélice

Em 1953 a estrutura de dupla hélice do DNA havia sido desvendada por Watson e Crick. Neste jogo bem divertido você poderá sintetizar a fita complementar de DNA, fazendo cópias da molécula, mas cuidado para não parear as bases erradas e gerar mutações.



Malária

A malária é uma das doenças mais comuns do mundo, causada por um parasita que é transmitida ao homem pela picada de um mosquito fêmea Anopheles sp. . Veja neste jogo como é dificil ser um mosquito da malária, sugue o sangue das suas vítimas, deposites seus ovos em água parada, mas não deixe ser comido por pássaros e morcegos ou ser pego pelos inseticidas.


Pessoal, esses e outros jogos podem ser acessados clicando diretamente nas imagens de cada um deles.
Tenho certeza que os alunos vão gostar bastante e temos aí uma excelente ferramenta para fazer com que eles consigam interagir com os conteúdos vistos em sala de aula.

Para acessar o site e ver mais jogos e outros bons recursos é só clicar em:

http://biologiainterativa.wordpress.com/biojogos/

É isso... abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário