Midias nas aulas de biologia

Postado por: Valéria Cardoso Fermino


Há alguns anos passou a ser produzido vários filmes de desenhos animados que agradam não só ao público infantil, mas aos adultos também. Como filmes “A Era do Gelo”, “Bob Esponja” ou “Procurando Nemo”.
Estes desenhos apresentam diversos aspectos de forma clara e contextualizada, que podem ser usados a favor do professor e em benefício aos alunos, a fim de trabalhar uma gama de conteúdos. No caso da Biologia não seria diferente: comportamento animal, anatomia, evolução, extinção, glaciação, genética, dentre outros, são assuntos que podem ser trabalhados com este tipo de material.
Como algumas vezes estes filmes não são percebidos à primeira vista, seguem determinadas sugestões que poderão facilitar o trabalho do professor:

Filme: A Era do Gelo I
- Um dos tigres diz que mamutes nunca viajam sós, o que é errado;
- O bebê, durante todo o filme, em meio àquela considerável quantidade de neve, está pouco vestido – e continua vivo.

Filme: A Era do gelo II
- No momento em que as preguiças estão imitando Sid, uma preguiça aparece com quatro braços;
- Os animais caminham de forma incompatível com a realidade: deslocam as duas patas esquerdas para, depois, deslocarem as duas direitas.

Bob Esponja – O Filme
- Estrela-do-mar é um predador da esponja-do-mar. Logo, Bob Esponja e Patrick Estrela não poderiam conviver de forma harmônica;
- Sandy Bochecha, a esquilo fêmea, é também habitante do fundo do mar – esta espécie vive em árvores e não tem muita simpatia pela água;
- O Sr Siriguejo é, na verdade, um caranguejo, e não um siri (ele não possui o último par de patas adaptado para natação);
- Pérola é filha do Sr. Siriguejo, apesar de ser uma baleia;
- Dentro da Fenda do Bikini (mar) há uma lagoa, Lagoa Goo;
- O Lula Molusco possui seis braços, ao invés de oito e é um polvo, não uma lula (corpo arredondado, sem as nadadeiras típicas destes animais).

Valéria Cardoso Fermino

3 comentários:

  1. bah .... Mais será que não existe nenhum desenho que fale de bonbons de chocolates ? aposto que você não resestiria em ver.

    ResponderExcluir