Sugestão para trabalharmos com nossos Alunos em nossas Aulas de Ciências.



Postado por: Elisângela May



O Filme - WALL-E considero um ótimo Artefato Cultural

WALL-E é um longo metragem de animação que teve sua estréia em 2008.
Conta a história de um robô que foi deixado na Terra para fazer a limpeza do planeta. Nosso planeta foi soterrado pelo lixo produzido pelos seres humanos e por isso todos os habitantes tiveram que abandonar a Terra.
O filme inicia com um impressionante panorama da Terra completamente tomada por lixo.
WALL-E é o nome dado a uma frota de robôs encarregados de limpar de todo o planeta para que seus habitantes pudesse retornar em 5 anos, mas isso durou 700 anos. As frotas de robôs deixaram de funcionar restando apenas um WALL-E que é o protagonista do filme.
Este robozinho adquiriu a capacidade de se auto reparar e trabalhava sozinho, recolhendo, capitando e empilhando lixo. Juntava inúmeros artefatos humanos que encontrava durante seus dias. Dentre os diversos artefatos que juntava e colecionava em sua casa estavam isqueiros, lâmpadas, aparelho de VHS, uma fita de filme “Hello, Dolly” que assistia sempre,bichinho de brinquedos e muitos outros.
Durante este 700 anos em que ficou sozinho WALL-E desenvolveu consciência e personalidade. Interessou-se pela cultura de um povo que jamais conheceu, desenvolveu respeito pela vida que conhecia apenas através de um simples broto de alguma planta e de uma baratinha de estimação.
Num dia, dentre tantos de solidão, desce do céu uma espaçonave para examinar a Terra e deixa uma robô chamado Eva. Eva era uma nova espécie de robô com a missão de procurar exemplares de vegetais vivos, que significaria que a vida se tornou sustentáveis novamente.
WALL-E conseguiu se comunicar com Eva e mostrou a ela todos os artefatos que colecionava em sua casa entre eles um broto de uma planta. Eva cumpriu sua missão e retornou a estação espacial Axion onde encontravam-se seres humanos. WALL-E foi junto porque não queria deixá-la ir embora.
Na nave Axion os robôs é que faziam todas as atividades, as pessoas eram extremamente obesas e não andavam, flutuavam em cadeiras. Elas relacionavam - se através de computadores. Isto mudou quando EVA e WALL – E retornaram a nave.
Os robozinhos acabaram fazendo com que os humanos lembrassem como é ser humano.
Visto que eles trouxeram vida para dentro da nave.
Quando Eva chega com a planta e dá a notícia ao comandante da nave que encontrou vida na Terra, o comandante que é humano, exita num primeiro momento, mas acaba se interessando em saber como seria a Terra e começa uma grande luta contra os robôs que eram os que realmente comandavam a nave. Os robôs negavam-se a retornar a Terra porque receberam a 700 anos a diretriz A113 que foi enviado pelo seu presidente dono da BNL, empresa responsável por mandar os seres humanos para o espaço. Esta empresa é a que tinha ficado também com a função de cuidar da limpeza da Terra.
Durante esta disputa com os robôs da nave, WALL-E aleija-se e precisa de raios solares que era só encontrado na Terra.
Axion consegue retornar a Terra e Eva voa até a suposta casa de WALL-E, onde repõe as peças com defeito. Quando as peças são recolocadas WALL-E fica sem personalidade deixa Eva desapontada, mas ao receber um beijo WALL-E consegue recompor-se. Os humanos plantam o broto que Eva havia levado até eles e voltam a recolonizar a Terra.

Este filme é um bom artefato cultural para ser trabalhado em uma aula de ciências. Porque ele aborda questões de ecologia, saúde, beleza, relacionamento e cultura.
WALL-E faz um alerta Ecológico sobre a quantidade de lixo que produzimos diariamente. Faz-nos levantar uma série de questionamentos:
- quanto de lixo produzimos diariamente?
- a todo o momento surgem novas tecnologia e o que fazemos com nossos equipamentos velhos?
- para onde é encaminhado nosso lixo?
- tem países que estão exportando lixo?
- colocar mais lixeiras nas ruas ajuda a resolver o problema?
- não seria o lixo um grande negócio para ser explorado?
- tem muito lixo espacial girando ao redor do nosso planeta?
Faz-nos pensar que tudo ou quase tudo que produzimos vira lixo.
Com WALL-E podemos levantar também o tema da obesidade, que já é um fato discutido freqüentemente na mídia e no mundo científico. As facilidades da vida moderna e as mudanças nos hábitos alimentares, o sedentarismo acabam comprometendo nossa saúde.
Podemos fazer uma reflexão com nossos alunos sobre seus hábitos alimentares, a importância de comer alimentos saudáveis e manter o corpo em movimento praticando algum tipo de atividade física.
No filme a população havia perdido a habilidade de andar, sua sustentação óssea estava comprometida.
Na nave todos eram obesos e isto para eles era normal. Pudemos fazer uma ligação com a aula presencial que tivemos com o professor no pólo, onde trabalhamos o corpo nas mais diversas formas. O corpo mudo conforme o tempo e o modo como vemos este corpo. A imagem do corpo muda ao longo da história, são produtos construídos neste momento que se naturalizam entre nós. E naquele momento do filme a obesidade era normal.
A moda também era abordada no filme. Ela mudava muito rápido se hoje a moda fosse usar vermelho, então todos usavam vermelho.. O ritmo era mais acelerado que o nosso mais não era muito diferente de hoje. O consumismo era algo que ficava bem claro. E sabe-se que ao se consumir algo ou imagem se consome modos de ser, ver e pensar.
No filme os personagens falavam muito pouco suas falas eram bem colocadas, porque nos faziam refletir e rever alguns conceitos sobre nosso modo de viver e de se relacionar com o mundo.
Duas frases que achamos interessante discutir:
“Eu não quero sobreviver, eu quero viver”.
Esta frase surgiu a partir do momento que o comandante teve contato com o pequeno broto vindo da Terra. O broto verde pareceu despertar nele uma vontade de viver, de lutar pela vida e reconstruir o planeta que seus ancestrais destruíram.
Pensamos como seria a vida sem o verde de nossas matas, sem o mar, os rios....
A geração que vivia na nave não tinha mais contato com nosso planeta, eles não se preocuparam e transmitir a seus descendentes a história de como era a vida na Terra.
O pequeno broto fez nascer neles à vontade de ir de encontro as suas origens, entender seu passado, sua história, sua cultura.
“Você não desistiu da plantinha”
Esta frase foi dita pelo comandante à EVA.
A robozinho e WELL-E não desistiam nunca e nós será que não estamos desistindo?
Este artefato cultural é uma ficção científica e parece não estar tão distante de nós. Lógico que um robô não se apaixona por outro robô, mas os dois apaixonados nos deram uma boa lição.
Seria interessante começarmos a pensar e a observar que muitas coisas que pareciam impossíveis há tempos atrás hoje já são realidade.
Precisamos olhar nosso mundo com um olhar não condicionado. Vemos tantas coisas ao mesmo tempo, num mundo onde tudo passa rápido que acabamos nos atrapalhando muitas vezes.
O filme WALL-E permite trabalhar alem dos temas de biologia, filosofia, sociologia, psicologia. Podemos trabalhar a interdisciplinaridade.
É uma animação infantil com questões muito interessantes para nós alunos e professores.
Postado por: Elisângela May

2 comentários:

  1. Esta animação é muito boa. Vale para jovens e adultos.
    Nos faz refletir sobre a conseqüência de nossas ações no planeta e também na responsabilidade que o ser humano tem para com a Terra.

    ResponderExcluir
  2. EU ACHEI ESTE FILME MUITO IMPORTANTE APESAR DE SER TIPO UM DESENHO...NOS ASSISTIMOS NA ESCOLA NA AULA DE CIÊNCIAS E TODOS ADORARAM O FILME...APESAR DE NOS TER APRENDIDO QUASE TUDO ISSO NA AULA...TAMBÉM ESTÁVAMOS FALANDO DA COCA-COLA , MC DONALD'S COISAS QUE FAZEM MAL PARA SAÚDE E AGORA NOS ENTENDEMOS PORQUE NÃO PODE EXAGERAR AS COISAS QUE FAZEM MAL...A PROFESSORA PASSOU ESSE FILME COM 6 QUESTÕES PARA NOS RESPONDER E ACHO QUE QUEM GOSTOU E PRESTOU A ATENÇÃO NO FILME DEVE SABER TODAS ELAS.

    ResponderExcluir