A utilização de charges e ilustrações de via humorística no ensino de biologia e ciências, serve como um recurso didático-pedagógico de fácil utilização em sala de aula, para auxiliar na compreensão de diversos assuntos da disciplina de biologia.
O uso deste recurso para o ensino de biologia, assim como para outras disciplinas, apresenta um aspecto interessante, visto que é facilmente encontrado em jornais, revistas, internet e diversos outros locais, tratando dos mais diversos temas e, de forma lúdica, trazendo as mais diversas mensagens que são compreendidas e interpretadas pelos jovens, provocando nos mesmos muitas vezes, uma assimilação de conceitos não verificada quando utiliza-se somente linguagem verbal.
A imagem funciona como um elemento de interação entre a língua e o indivíduo, e exercendo influência na produção do sentido, sendo que esta produção dentro da linguagem não-verbal dá-se de forma natural, pois é trivial lermos as imagens mesmo sem possuir uma alfabetização prévia. Entretanto, a imagem não traduz a palavra, ela traduz a idéia. A palavra fala da imagem e até mesmo pode descrevê-la, mas não pode desvendar seu valor significativo. O gênero Charge pode ser considerado como ferramenta educativa, na medida em que age discursivamente numa situação definida por uma série de parâmetros e com ajuda de um instrumento semiótico – o intertexto.
Desta forma a Charge pode ser vista como um agente facilitador da conexão prática para os docentes das mais variadas áreas do saber, uma vez que estimula várias competências cognitivas e emocionais do educando. O trabalho com a Charge não é um subterfúgio pedagógico para o ensino, mas sim um meio de integração com as mais diversas fontes de cultura e fatores socioeconômicos atuais, ela pode ser muito dinâmica e atualizada e interage com o processo histórico em que se constitui.
O gênero Charge é uma obra provocadora, pois pode ser classificada como uma crônica visual. É uma testemunha gráfica de comportamento, costumes e hábitos, gravados em seus traços caricaturais. Assim, o uso de ilustrações conduz a um despertar para outro olhar, fazendo com que os leitores reavaliem sua postura. É um jogo que por vezes o leitor pode vir a ser impulsionado pela emoção e/ou pela crítica. A leitura de imagem é ativa ao mesmo tempo intelectual e emocional.
O objetivo principal é despertar no educando, de forma lúdica, o desejo de conhecer e assimilar os conceitos básicos da disciplina de biologia.
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1082-4.pdf
A idéia da charge é ótima, pois podemos utilizá-las tanto com crianças, como com adolescentes, jovens e adultos, podendo tratar de assuntos sérios e pertinentes à matéria de uma forma divertida e leve.
ResponderExcluirPor Tatiane Costa
Tem razão, as charges são ótimas e, lembrando nosso curso, já utilizamos elas mais de uma vez, na disciplina de Tópicos, inclusive na avaliação final.
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