Trabalhando conceitos biológicos através de ilustrações - Postado por Talita Simões




A utilização de charges e ilustrações de via humorística no ensino de biologia e ciências, serve como um recurso didático-pedagógico de fácil utilização em sala de aula, para auxiliar na compreensão de diversos assuntos da disciplina de biologia.

O uso deste recurso para o ensino de biologia, assim como para outras disciplinas, apresenta um aspecto interessante, visto que é facilmente encontrado em jornais, revistas, internet e diversos outros locais, tratando dos mais diversos temas e, de forma lúdica, trazendo as mais diversas mensagens que são compreendidas e interpretadas pelos jovens, provocando nos mesmos muitas vezes, uma assimilação de conceitos não verificada quando utiliza-se somente linguagem verbal.

A imagem funciona como um elemento de interação entre a língua e o indivíduo, e exercendo influência na produção do sentido, sendo que esta produção dentro da linguagem não-verbal dá-se de forma natural, pois é trivial lermos as imagens mesmo sem possuir uma alfabetização prévia. Entretanto, a imagem não traduz a palavra, ela traduz a idéia. A palavra fala da imagem e até mesmo pode descrevê-la, mas não pode desvendar seu valor significativo. O gênero Charge pode ser considerado como ferramenta educativa, na medida em que age discursivamente numa situação definida por uma série de parâmetros e com ajuda de um instrumento semiótico – o intertexto.

Desta forma a Charge pode ser vista como um agente facilitador da conexão prática para os docentes das mais variadas áreas do saber, uma vez que estimula várias competências cognitivas e emocionais do educando. O trabalho com a Charge não é um subterfúgio pedagógico para o ensino, mas sim um meio de integração com as mais diversas fontes de cultura e fatores socioeconômicos atuais, ela pode ser muito dinâmica e atualizada e interage com o processo histórico em que se constitui.

O gênero Charge é uma obra provocadora, pois pode ser classificada como uma crônica visual. É uma testemunha gráfica de comportamento, costumes e hábitos, gravados em seus traços caricaturais. Assim, o uso de ilustrações conduz a um despertar para outro olhar, fazendo com que os leitores reavaliem sua postura. É um jogo que por vezes o leitor pode vir a ser impulsionado pela emoção e/ou pela crítica. A leitura de imagem é ativa ao mesmo tempo intelectual e emocional.

O objetivo principal é despertar no educando, de forma lúdica, o desejo de conhecer e assimilar os conceitos básicos da disciplina de biologia.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1082-4.pdf

2 comentários:

  1. A idéia da charge é ótima, pois podemos utilizá-las tanto com crianças, como com adolescentes, jovens e adultos, podendo tratar de assuntos sérios e pertinentes à matéria de uma forma divertida e leve.
    Por Tatiane Costa

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, as charges são ótimas e, lembrando nosso curso, já utilizamos elas mais de uma vez, na disciplina de Tópicos, inclusive na avaliação final.

    ResponderExcluir