Vídeos Youtube por Lena Ribeiro Leitão

Gente, na minha opinião, em aulas de ensino médio principalmente, a Internet é um recurso a ser explorado incansavelmente! E dentro dela há, em particular, o Youtube, que está cheio de possibilidades de uso em sala de aula e fora dela, fazendo com que os alunos se sintam estimulados a pesquisarem sobre o conteúdo em casa.

Seguem dois vídeos que eu acho espetaculares, sobre citologia. Apesar de terem textos/áudio em inglês, o professor pode passar a tradução destes, ou então criar um roteiro para os alunos se situarem nos vídeos.

Inside the Cell



Esta animação ilustra especificamente o processo de mitose, frequentemente apresentado em apenas duas dimensões pelos livros e apostilas. Dessa maneira, o aluno consegue visualizar as organelas com muito mais detalhes, sem precisar ficar imaginando.

The Inner Life of the Cell



Este é muito mais rico em detalhes do que o anterior, ele mostra claramente as proteínas carreadoras, o citoesqueleto, a síntese protéica, a atividade do Complexo de Golgi, a diapedese. Sugiro que este seja acompanhado pelo professor, visto que mostra os processos de maneira muito mais complexa que o outro vídeo.

É isso, espero que tenham gostado, eu pelo menos adorava esse tipo de recurso quando estava no Ensino Médio, e também da faculdade.
Beijos,
Lena Ribeiro Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário