Humanidade sem Raças?

Bem pessoal, aí vaí uma idéia para reflexão sobre evolucionismo, genética e cultura, através de um livreto lançado em 2008, com autoria do geneticista Sérgio Pena. Livro com texto simples e que nos convida a uma análise crítica do que se conhece sobre o assunto e daquilo que as sociedades têm vivido em relação a esse "conhecimento". Muito interessante para o trabalho em salas de aula de ensino médio e meio acadêmico!
-
Patrick P. Fernandes.
_________________________________________

_________________________________________

O autor examina a questão sob o prisma da biologia e da genética moderna, com uma perspectiva histórica. E propõe, já no trecho de abertura do livro, a necessidade da "desinvenção" imediata do conceito de "raças".
"Perversamente, o conceito tem sido usado não só para sistematizar e estudar as populações humanas, mas também para criar esquemas classificatórios que parecem justificar o status quo e a dominação de alguns grupos sobre outros", afirma o autor. "Assim, a sobrevivência da ideia de raça é deletéria por estar ligada à crença continuada de que os grupos humanos existem em uma escala de valor."

Vale acrescentar, ainda, um outro trecho do início da obra:

"O que proponho para o século 21 é (...) um novo paradigma genômico/individual de estrutura da diversidade humana, que vê essa espécie dividida não em raças ou populações, mas em seis bilhões de indivíduos genomicamente diferentes entre si, mas com graus maiores ou menores de parentesco em suas variadas linhagens genealógicas.
Este (...) novo modelo genômico/individual valoriza cada ser humano como único, em vez de enfatizar seu pertencimento a uma população específica, e está solidamente alicerçado nos avanços da genômica, especialmente na demonstração genética e molecular da individualidade genética humana e na comprovação da origem única e recente da humanidade moderna na África. Ele é fundamentalmente genealógico e baseado na história evolucionária humana - enfatiza a individualidade e a singularidade das pessoas e o fato de que a humanidade é uma grande família. Nele, a noção de raça humana perde totalmente o sentido e se desfaz como fumaça."
_________________________________________

É possível conferir mais detalhes e parte da publicação no endereço eletrônico:
http://holocausto-doc.blogspot.com/2009/09/humanidade-sem-racas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário